Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate esquema de distribuição de cigarros contrabandeados no Pará

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Polícia Federal combate esquema de distribuição de cigarros contrabandeados no Pará

A Polícia Federal iniciou, na manhã da última quarta-feira (31/10), a Operação Alcatrão* com o objetivo de desarticular associação criminosa responsável pela aquisição e distribuição de cigarros contrabandeados, em Altamira (PA) e Vitória do Xingu (PA).

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas cidades de Altamira (PA) e Vitória do Xingu (PA). Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Altamira (PA).

As investigações duraram oito meses, período em que a Polícia Federal realizou três prisões, em flagrante, de contrabandistas locais e levantou informações importantes que puderam elucidar todo o “modus operandi” da organização criminosa.

Os cigarros contrabandeados têm origem paraguaia e, ao chegarem a Goiânia (GO), recebem nova distribuição, ocasião em que são fornecidos a contrabandistas locais do interior do Pará. Já nessas cidades, policiais civis juntavam-se com contrabandistas locais para apreender, ilegalmente, carregamentos de cigarros de contrabandistas concorrentes, exigindo vantagem indevida para a não lavratura da prisão em flagrante.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando e concussão, no teor dos artigos 288, 334-A, e 316, respectivamente, do Código Penal Brasileiro, e as penas podem chegar até oito anos de prisão.

* Alcatrão é o conceito de um conglomerado de substâncias, escuro e com odor, que contém em cigarros. Ele pode produzir enfisema pulmonar e câncer, sendo esta doença aplicada, metaforicamente, à corrupção no país, que, também, foi objeto da investigação.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.