Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil inicia operação de combate à falsificação de documentos e a estelionato em Barra do Corda

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Polícia Civil inicia operação de combate à falsificação de documentos e a estelionato em Barra do Corda

A Polícia Civil de Barra do Corda iniciou, na manhã desta quarta-feira (26), , uma grande operação com o intuito de investigar possíveis crimes de falsificação de documentos públicos, bem como crimes de estelionato e associação criminosa quanto à oferta de cursos de nível médio e superior de forma irregular no Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) e ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão nessa cidade e na cidade de Jenipapo dos Vieiras, tendo, também, sido apreendidos computadores, celulares, livros de ata, livros de frequência, arquivos, diplomas assinados em branco (alguns, inclusive, assinados sem apontar sequer o curso que o aluno estaria se formando), históricos escolares assinados em branco, bem como apreendida, ainda, uma arma de fogo com numeração suprimida.

O alvo da operação foi o empresário e professor Lázaro Mota de Sousa, apontado como o “cabeça” do esquema e que seria o proprietário dos Institutos IES e Cepap que são sediados em Barra do Corda e possuem extensões nas cidades de Jenipapo dos Vieiras e Poção de Pedras.

A prisão se deu, em flagrante, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo restrita (arma com numeração suprimida), bem como autuado pelo crime de falsificação de documentos públicos, uma vez que, com a apreensão, na residência dele de vários diplomas e históricos escolares assinados em branco, bem como depoimentos colhidos no curso das investigações, que afirmam que Lázaro atuaria nessa cidade na venda de certificados e de diplomas falsos. A polícia entende que há indícios suficientes para a autuação de Lázaro também pela prática desse delito.

Após as formalidades legais, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Barra do Corda, onde fica custodiado à disposição da Justiça local.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.