Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Homem acusado de matar a esposa atropelada é condenado a 14 anos de reclusão

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Homem acusado de matar a esposa atropelada é condenado a 14 anos de reclusão

Julgado nessa segunda-feira (19), no 2º Tribunal do Júri de São Luís, foi condenado a 14 anos de reclusão Raimundo Nonato do Carmo Santos, acusado de matar atropelada a esposa Luciene dos Santos Lima, na noite do dia 31 de janeiro de 2017, na frente da residência do casal, na Vila Natal, em Pedrinhas. Os jurados condenaram o réu por homicídio qualificado (uso de meio cruel e feminicídio com envolvimento de violência doméstica ou familiar).

O julgamento foi presidido pelo juiz Gilberto de Moura Lima. Na acusação, atuou o promotor de Justiça Rodolfo Reis. Foram ouvidas quatro testemunhas, incluindo o filho do casal, e interrogado o acusado. O magistrado concedeu ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Raimundo Nonato do Carmo, após discutir com a esposa, procurou sair da residência com seu carro. A vítima, tentando deter o marido, aproximou-se do veículo, desequilibrou-se e caiu, e o acusado passou com o carro por cima da mulher por duas vezes.

Mais dois júris

Nesta quarta-feira (21), mais um caso de homicídio contra mulher, com violência doméstica e familiar, foi levado a júri. O julgamento começou às 8h30, no Fórum Des. Sarney Costa, presidido pelo juiz titular da 3ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Clésio Cunha.

No banco dos réus, estão o ajudante de mecânico Elton Jorge Almeida Araújo, conhecido como Rabicó. Ele é acusado de matar a sua companheira, Fernanda Sousa Silva, dentro de uma quitinete, onde o casal morava, no Bairro de Fátima. O crime aconteceu na noite do dia 27 de janeiro de 2014. A vítima foi atingida com golpes de faca, e o denunciado alegou que ela teria cometido suicídio, com uma facada no peito. Consta, na denúncia do Ministério Público, que as evidências encontradas no local da morte são incompatíveis com o cenário de suicídio e que havia sinais de maus-tratos no corpo da mulher.

Nesta sexta-feira (23), também no 3º Tribunal do Júri, haverá julgamento de outro caso de feminicídio. Será julgado Marcelo de Freitas Moraes, acusado de no dia 4 de janeiro de 2016, por volta das 15h, no Bairro São Cristóvão, mediante a utilização de veneno, popularmente conhecido como "chumbinho", matar sua ex-companheira Mayara de Chagas Cardoso. A motivação do crime seria os ciúmes excessivos que o denunciado sentia da vítima.

As sessões fazem parte das atividades da 14ª Semana do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa, que continua até sexta-feira (23), em todo o país, com a realização de audiências de julgamento de ações relativas à violência e sessões de júri popular de casos de homicídios contra mulheres.

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.