Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate tráfico de produtos florestais

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Polícia Federal combate tráfico de produtos florestais

A Polícia Federal iniciou nessa quinta-feira (29/8), em conjunto com o Ibama, a Operação Ghostwood, com o fim de desarticular organização criminosa especializada na emissão de Documentos de Origem Florestal (DOF) falsos.

Cerca de 50 policias federais e cinco equipes de agentes ambientais do Ibama cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de suspensão de atividade econômica e 12 mandados de interdição e lacração de estabelecimento, expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS). As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Sete Quedas e Umuarama (PR).

A investigação apurou a existência de uma associação criminosa voltada à emissão e recebimento de Documentos de Origem Florestal falsos. Em regra, a emissão dos DOFs falsos tem como finalidade ludibriar a fiscalização e legalizar produtos de origem florestal adquiridos de forma ilegal.

Para a emissão e recebimento dos Documentos de Origem Florestal falsos, os investigados utilizavam tanto empresas de fachada quanto madeireiras em pleno funcionamento.

A operação foi batizada de Ghostwood em razão do referido termo significar “madeira fantasma”.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.