Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Ações integradas combatem o tráfico de drogas em MT

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Ações integradas combatem o tráfico de drogas em MT

Em menos de 10 dias, mais de uma tonelada de cocaína apreendida e um laboratório de refino localizado pela Polícia Federal. As ações em tão pouco tempo são resultados de investigações da PF, com o apoio das forças de segurança do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Grupo Especial de Fronteira – Gefron), instituições unidas e integradas no combate ao tráfico de drogas.

PF localiza laboratório de refino em área rural de Mato Grosso

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), apreendeu, na última segunda-feira (2/9), cerca de 617kg de cocaína. A droga foi encontrada em uma propriedade rural nas redondezas de Brasnorte (MT), município a 575km de Cuiabá.

O entorpecente foi
encontrado enterrado e, também, escondido no assoalho da carroceria de um caminhão. Ao realizar buscas, os policiais ainda localizaram um laboratório de refino com prensa industrial, fitas, máquinas de lacração e rolos de sacola, além de “insulfilms”, arrebitadeiras e balanças de precisão. A PF suspeita que o local seria utilizado como um centro de distribuição de cocaína.

Diante das suspeitas e provas colhidas, os quatro homens que estavam no local foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Cáceres (MT), onde foram realizados os procedimentos de polícia judiciária.

PF apreende 265kg em Nova Bandeirantes (MT)

Operação conjunta das polícias Federal, Militar e Civil em Alta Floresta (MT) resultou na apreensão de cerca de 265kg de cocaína na forma de sal cloridrato. A droga foi encontrada numa fazenda na zona rural de Nova Bandeirantes (MT), no último domingo (1º/9).

A operação de inteligência e fiscalização teve apoio logístico de uma aeronave do Comando de Operações Aéreas da Polícia Federal (Caop), visando coletar dados de pistas clandestinas na região.

Em uma das fazendas sobrevoadas, os policiais observaram a existência de uma pista clandestina e constataram sinais de que essa pista havia sido utilizada recentemente.

Após obterem o mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da Comarca de Nova Monte Verde (MT), os policiais efetuaram a apreensão de sinalizadores de pista para pouso noturno, bomba elétrica para abastecimento de aeronaves e detiveram o caseiro, tendo em vista que era foragido da Justiça (processado por homicídio).

Prosseguindo nas averiguações, os policiais encontraram vestígios de locais de armazenamento da droga nas cabeceiras da pista e em outros locais da fazenda. Durante as escavações dos pontos estratégicos, foram localizados enterrados vários fardos contendo centenas de tijolos de cocaína "tipo exportação".

Droga apreendida em São Paulo

Em 26/8, a PF apreendeu quase 228kg de cocaína em Olímpia (SP). O Batalhão de Ações Especiais da Polícia de Rio Preto/SP (Baep) foi acionado para auxiliar na ação.

A droga foi encontrada escondida embaixo da carroceria de uma caminhonete. O motorista foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da PF em Olímpia. Em depoimento, o homem disse não saber que estava carregando o entorpecente.

A PF suspeita que o homem faça parte de uma quadrilha e que transportaria o material até o Paraná.

A apreensão é resultado da troca de informações entre a Polícia Federal em Mato Grosso e a Delegacia de Polícia Federal em São José do Rio Preto (SP).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.