Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate extração e comércio ilegal de ouro em Goiás

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Polícia Federal combate extração e comércio ilegal de ouro em Goiás

A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (23/10), a Operação Céu Dourado com o objetivo de combater a extração e a venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério.

Cerca de 100 policiais federais deram cumprimento a 26 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão e dois mandados de sequestro de aeronaves, nos Estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Goiânia (GO).

De acordo com a investigação, iniciada a partir da apreensão de 110 quilos de ouro (avaliados em mais de 20 milhões de reais), que aconteceu em 10/6 deste ano, no aeroporto de Goiânia, foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro.

Apurou-se, também, que uma das prováveis minas, de onde teria sido extraído parte do ouro apreendido, não estava em funcionamento, o que corrobora a tese de que o ouro é de origem ilegal e está sendo "esquentado" pelos investigados por meio de empresas de fachada.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.