Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Falsário combate falsificação de sinal público

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Operação Falsário combate falsificação de sinal público

A Polícia Federal iniciou, nessa quinta-feira (31/10), a Operação Falsário com o objetivo de apurar o crime de falsificação de sinal público. Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Justiça Federal em Manhuaçu.

O cumprimento contou com o apoio do Ibama e aconteceu na cidade de Caratinga (MG), onde foram encontradas, em branco, anilhas de identificação de pássaros, as quais passarão por perícia.

As anilhas identificadoras dos passeriformes foram instituídas pelo Ibama como forma de autenticar a regularidade da manutenção de pássaros em cativeiro. O material falsificado, ora apreendido, seria utilizado para legitimar, fraudulentamente, animais capturados na natureza, permitindo a sua venda irregular.

Foram, também, apreendidos três pássaros anilhados, que não integravam o plantel do criador, o que caracteriza a prática dos crimes ambiental e de falsidade ideológica por omissão de dados em sistema de cadastro de passeriformes.

O criador foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Governador Valadares (MG), para a formalização da prisão. Se condenado, poderá cumprir até 6 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.