Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende cerca de 40kg de cocaína no Aeroporto de São Paulo

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Polícia Federal apreende cerca de 40kg de cocaína no Aeroporto de São Paulo

A Polícia Federal e a Receita Federal apreenderam, no Aeroporto Internacional de São Paulo, entre os dias 5 e 6/12, cerca de 40kg de cocaína, ocultos em malas de viagem e atadas aos corpos de passageiros de voos internacionais. Foram duas ações distintas.

Na primeira, policiais federais entrevistaram um casal de brasileiros que pretendiam embarcar para Paris, na França. Os passageiros não conseguiram responder questões básicas acerca de sua viagem. Os policiais restituíram as bagagens que haviam sido despachadas pelo casal e as submeteram ao aparelho de raio-X, momento em que ficou evidente a existência de algo suspeito em duas das cinco malas que eles haviam despachado. Conduzidos à delegacia, os suspeitos, de 26 e 24 anos, passaram por busca pessoal e suas bagagens foram periciadas. Dentro de duas malas, uma em nome de cada passageiro, havia tijolos compostos por cocaína prensada, totalizado 14kg em cada mala. O casal, que possui dois filhos menores, informou aos policiais que receberia uma grande soma em dinheiro pelo transporte da droga até a Europa.

Em outra ação, realizada por servidores da Receita Federal que atuam com o auxílio de cães de faro, junto aos porões de bagagens despachadas, foi selecionada uma mala sobre a qual o animal dera indicação típica quando localiza entorpecente. A mala foi submetida ao aparelho de raio-X, porém as imagens não revelaram nada suspeito. Foi realizada diligência junto aos portões de embarque, com o desígnio de localizar o proprietário da mala e verificar se ele ocultava algo suspeito no corpo ou nos pertences de mão. O passageiro, proprietário da mala, um brasileiro, de 24 anos, foi localizado, e os animais mostraram muito interesse por ele e por duas outras passageiras, também brasileiras, ambas com 26 anos, que estavam ao seu lado. Os três suspeitos confessaram estar com droga atada ao corpo e foram conduzidos à delegacia para realização dos exames periciais. Foi apreendido, com cada um dos suspeitos, quase 4kg de cocaína. Eles pretendiam levar a droga para Addis Ababa, na Etiópia.

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.