Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate pesca ilegal na Baía Norte

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Polícia Federal combate pesca ilegal na Baía Norte

A Polícia Federal iniciou, nesta terça (14/1), a Operação Tangoneiros, cuja finalidade é desarticular grupo criminoso envolvido com a pesca ilegal de camarão, na modalidade de arrasto, praticada nas águas da Baía Norte, em Florianópolis e Região Metropolitana.

Um grupo de 26 policiais federais está dando cumprimento a seis mandados de busca e apreensão em Biguaçu e Governador Celso Ramos (SC), os quais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis (SC).

A partir do aprofundamento das investigações iniciadas em 6/6/2019, com a prisão, em flagrante, de um indivíduo pelo crime de pesca proibida, restou demonstrado que um grupo de pessoas se associou de forma estável para a prática de tal modalidade de pesca ilegal.

 Tal grupo utilizava pessoas como “olheiros” para acompanhar e divulgar a movimentação de veículos e embarcações da Polícia Federal e dos órgãos de fiscalização ambiental e, por meio de um aplicativo de comunicação, difundir tais informações entre os pescadores que atuavam associados, dificultando, assim, a atuação do Poder Público.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes previstos nos artigos 34 e 69 da Lei nº 9.605/98 (pesca proibida e embaraço à fiscalização, respectivamente) e no Art. 288. do Código Penal (associação criminosa).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.