Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga episódio de desvio de cédulas enviadas para descarte

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Polícia Federal investiga episódio de desvio de cédulas enviadas para descarte

A Polícia Federal iniciou, na última sexta-feira (24/1), a Operação Suspectum Mores com objetivo de investigar pessoas relacionadas a um episódio de desvio de cédulas “velhas”, que estariam acomodadas em malotes a serem transportados por empresa de segurança de valores. Aproximadamente, 10 policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços, residenciais e comerciais

Entenda o caso

A PF instaurou inquérito policial para apurar o sumiço de valores em espécie que teriam sido enviados por funcionários da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Cruz das Armas, em João Pessoa (PB) à uma empresa de transporte de valores na mesma cidade, na data de 16/5/2019.

Segundo informado pela CEF, os valores (cédulas velhas que seriam encaminhadas para descarte) teriam sido lacrados em malotes e recolhidos pelos funcionários da empresa de transporte de valores, sendo que, ao chegar a seu destino, na sede da mesma empresa, quando da abertura dos malotes, verificou-se que o valor contido nos malotes era expressivamente menor do que o valor anotado na guia de transporte correspondente.

A diferença entre o que constava na documentação como estando dentro dos malotes e o que foi encontrado em seu interior era de R$ 576.340,

Os malotes foram, então, encaminhados à Polícia Federal e, posteriormente, enviados à perícia. Os investigados são pessoas relacionadas à cadeia de custódia desses valores.

Dentre os locais em que a Polícia Federal procedeu buscas na data dessa operação, estão o endereço residencial de um dos investigados e a própria agência da CEF de Cruz das Armas, de onde o dinheiro teria sumido.

Nome da operação

O nome da operação, Suspectum Mores, é uma referência às condições específicas identificadas nesse fato em apuração. A expressão poderia ser traduzida como Comportamento Suspeito ou Conduta Suspeita.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.