Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Dom Pedro II para recuperar obras do patrimônio público

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Dom Pedro II para recuperar obras do patrimônio público

A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (12/2), a Operação Dom Pedro II com objetivo de recuperar obras do patrimônio público. A ação visa recuperar obras que foram furtadas e/ou roubadas, na década de 2000, de instituições públicas brasileiras, principalmente, no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as peças, estão livros raros, periódicos e fotografias.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na Zona Sul e no Centro do Rio em desfavor de um dos receptadores da quadrilha.

As obras eram subtraídas para atender a pedidos de colecionadores e comerciantes de arte, os quais eram, na verdade, receptadores e traficantes de obras. Para dar aparência lícita às obras furtadas e/ou roubadas, integrantes da quadrilha tramavam com os receptadores e, normalmente, colocavam as peças à venda em leilões no Brasil e no exterior.

Algumas das obras já foram recuperadas no exterior, em leilões e em coleções de instituições privadas brasileiras. Somente, no último ano, mais de R$ 1 milhão em obras de arte foram recuperadas.

* O nome da operação faz referência ao patrono das artes da história brasileira Dom Pedro II.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.