Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia segunda fase da Operação Rota BR-090

terça-feira, 17 de março de 2020

Polícia Federal inicia segunda fase da Operação Rota BR-090

A Polícia Federal iniciou, nessa segunda-feira (16/3), a 2ª Fase da Operação Rota BR-090, denominada Cabra Cega. O objetivo é acabar com os desvios de recursos públicos, causados pela falta de supervisão aos contratos de obras de manutenção das rodovias federais no Estado de Minas Gerais. Os trabalhos são realizados em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF).

A ação de ontem conta com a participação de 40 policiais federais e dois auditores da CGU para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e de um mandado de prisão temporária nos municípios de Belo Horizonte (MG), Oliveira (MG) e Brasília (DF).

Durante as investigações realizadas na Operação Rota BR-090, a Polícia Federal e a CGU apuraram indícios de omissão de fiscalização, superfaturamento e desvio de funcionários para atenderem interesses particulares do chefe da unidade local do Dnit em Oliveira (MG).

Desde 2013, o Dnit celebrou contratos com a empresa envolvida no total de R$ 264 milhões. Estima-se que ela é responsável pela supervisão de contratos que totalizam R$ 3.313 bilhões.

Os investigados poderão responder por corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e organização criminosa, além das sanções previstas nas leis nº 8.666/93 e 12.846/13. As penas cominadas pelas práticas delituosas podem chegar a 40 anos de prisão.

Foi aberto pela Polícia Federal um canal de informações por meio do “e-mail” rota090.delecor.mg@dpf.gov.br.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.