Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Assombro para combater contratação de funcionários-fantasmas no Estado do Tocantins

terça-feira, 17 de março de 2020

Polícia Federal inicia Operação Assombro para combater contratação de funcionários-fantasmas no Estado do Tocantins

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (17/3), em conjunto com a Procuradoria Geral da República, a Operação Assombro* para desarticular organização criminosa suspeita de desviar dinheiro público por meio da contratação de funcionários-fantasmas no Estado do Tocantins.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, nas cidades de Palmas (TO), Araguaína (TO) e Dueré (TO).

A ação é resultado de investigações conduzidas pela Polícia Civil nas primeiras fases da Operação Catarse, desencadeada em dezembro de 2018.

Os investigados são suspeitos de atuarem na contratação de funcionários-fantasmas para desvio de dinheiro em favor de particulares e desvio de finalidade, com o intuito de angariarem apoio político-eleitoral.

Além da obtenção de novas provas, com as ações de hoje, busca-se interromper a continuidade das supostas ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, melhor dimensionar a quantidade de funcionários-fantasmas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal.

Os suspeitos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

* O nome da operação é uma referência a existência de “fantasmas” no governo estadual.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.