Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia duas operações para combater tráfico internacional de drogas a partir de portos em Santa Catarina

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Polícia Federal inicia duas operações para combater tráfico internacional de drogas a partir de portos em Santa Catarina


 A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, iniciou, hoje (6/10), as operações The Wall 2 e Intrusão, ambas com o objetivo de combater o tráfico internacional de cocaína por meio dos portos de Santa Catarina.

Foram cumpridos, na data de hoje, no âmbito das duas operações, dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim (SC). Participam da operação 40 policiais federais e quatro servidores da Receita Federal do Brasil.

A operação The Wall 2 teve início com a apreensão de 935kg de cocaína no Porto de Itajaí, em janeiro/2020. A droga estava escondida em uma carga de argamassa com destino à Bélgica. Durante a investigação, foram encontrados indícios da participação da “trading” responsável pela exportação e, também, da empresa de logística contratada para entrega da carga lícita no porto, ambas sediadas em Itajaí (SC).

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas e nas residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos na prática delitiva. A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, iniciada em 27 de agosto de 2019.

Já a operação Intrusão tem por objetivo desarticular as atividades criminosas de motoristas de caminhão e funcionários portuários que, utilizando-se da facilidade de acesso aos portos de Itajaí (SC) e Navegantes (SC), realizaram a tentativa de exportação de, aproximadamente, 1,5 tonelada de cocaína, entre 2018 e 2020.

Nos autos dos inquéritos policiais em andamento para completa apuração dos fatos, os investigados poderão ser indiciados nas penas dos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.