Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraude na concessão de benefícios previdenciários no Rio Grande do Norte

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Polícia Federal combate fraude na concessão de benefícios previdenciários no Rio Grande do Norte


 A Policia Federal, em ação conjunta com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint) e integrantes da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista no Rio Grande do Norte (RN), iniciou, nessa terça-feira (8/12), a Operação Cubo de Rubik II, objetivando desarticular um esquema criminoso que se utilizava de documentos falsos com a finalidade de obter benefícios previdenciários.

Aproximadamente, 12 policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão na cidade de Areia Branca (RN), na região da Costa Branca.

Essa é a segunda fase da operação iniciada em outubro de 2019, quando foi identificada, durante as investigações, a utilização de registros civis falsos com intuito de criar dependentes fictícios, como filho menor de idade, e requerer benefício previdenciário da espécie pensão por morte. 

O total de benefícios fraudulentos apurados até agora já causou um prejuízo aproximado de R$ 200 mil aos cofres públicos e, considerando que tais benefícios seriam pagos até os dependentes atingirem a maioridade, o montante ultrapassaria o valor de R$ 1 milhão.  

Com essa nova etapa da Operação Cubo de Rubik, a Polícia Federal busca aprofundar, ainda mais, as investigações e identificar outros benefícios concedidos por meio de fraude.

* O nome da operação é alusivo ao quebra-cabeça Cubo de Rubik (Cubo Mágico), que possibilita múltiplas resoluções e formatos, tal qual o “modus operandi” dos fraudadores que se apresentavam com diversas identidades.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.