Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula associação criminosa envolvida no extravio de encomendas dos Correios

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Polícia Federal desarticula associação criminosa envolvida no extravio de encomendas dos Correios


 A Polícia Federal iniciou, nessa quinta-feira (10/12), a Operação Extravios, visando desarticular associação criminosa envolvida no extravio de encomendas dos Correios.

Aproximadamente, 20 policiais federais cumpriram quatro mandados judiciais de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal SJ (TO), todos para cumprimento em Brasília (DF).

A investigação, que contou com o apoio da área de segurança corporativa dos Correios, teve início após informações de que encomendas de todos os tipos estavam sendo subtraídas. Segundo apurado nas investigações, o extravio ocorria no trajeto Brasília a Palmas, havendo indícios de que motoristas de uma empresa terceirizada estavam envolvidos nos desvios das encomendas.

Verificou-se que o esquema criminoso identificado contava com a atuação coordenada de funcionários particulares de pessoa jurídica prestadora de serviços para os Correios e terceiros, todos associados com o fim específico de se apropriarem de bens de particulares que estavam em posse dos acusados em razão da função exercida.

Os motoristas das cargas, durante o percurso, permitiam o acesso dos executores aos compartimentos de cargas dos caminhões, abrindo, fraudulentamente, os lacres dos Correios de modo a não parecer que foram violados no caminho.

A prática da organização criminosa provoca enorme prejuízo à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vez que fica obrigada a indenizar os remetentes das encomendas.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, furto e associação criminosa.

O nome da operação é decorrente do extravio das encomendas postais.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.