Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos destinados a unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos destinados a unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro


 Nessa quarta-feira (9/12), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal iniciaram a Operação Talha, que investiga o desvio de recursos públicos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

A ação de ontem contou com a participação de, aproximadamente, 30 policiais federais, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências e escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro (RJ).

A Operação Talha teve início a partir de informações obtidas na Operação Fatura Exposta, que indicavam a atuação de uma organização criminosa especializada no desvio de recursos públicos destinados a unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Durante as investigações, foram encontrados fortes indícios da atuação de um ex-parlamentar federal na nomeação de diretores do Into, bem como da influência direta do investigado em questões administrativas do hospital e até mesmo na marcação de exames e cirurgias de pessoas de seu interesse.

O ex-deputado é suspeito de exigir vantagens ilícitas a pretexto de conseguir a liberação de recursos de emendas parlamentares para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, recursos que eram, posteriormente, desviados pela organização criminosa desarticulada nas operações da PF Fatura Exposta e Ressonância.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e corrupção passiva, previstos, respectivamente, no Art. 2º da Lei 12.850/13, no Art. 1º da Lei 9.613/98 e Art. 317. do Código Penal.

O nome dado à operação remete à História, ao período do Feudalismo, já que Talha era um tributo medieval pago pela exploração de propriedade senhorial, que consistia na entrega ao senhor feudal de uma parte dos produtos cultivados nos seus terrenos.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.