Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende mais de três toneladas de pirarucu no Amazonas

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Polícia Federal apreende mais de três toneladas de pirarucu no Amazonas


 A Polícia Federal (PF) prendeu, no último domingo (3/1) três pessoas pelo transporte de, aproximadamente, três toneladas de pirarucu, produto de pesca ilegal. As prisões aconteceram após fiscalização da PF a embarcações no Porto de Manaus, que contou com a cooperação da Receita Federal.

 Também foram localizados, na mesma embarcação, mais de 2kg de droga, cujo exame preliminar indicou tratar-se de maconha, fato que resultou na prisão de mais uma pessoa.

 Os quatro presos foram conduzidos à sede da PF de Manaus (AM), onde foram instaurados dois inquéritos policiais mediante autos de prisão em flagrante, por crimes ambientais e de tráfico de drogas, respectivamente.

 Os três presos pela possível prática do crime ambiental recolheram os valores arbitrados pela autoridade policial, conforme previsto em lei, e responderão em liberdade. A embarcação foi apreendida.

 Além disso, as mais de três toneladas de pirarucu apreendidas, produto perecível, foram destinadas pela PF ao programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício de comida.

 O quarto suspeito, preso pela possível prática de tráfico de drogas, crime inafiançável, foi encaminhado à unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A droga apreendida será destruída pela PF após autorização judicial.

 Entenda o crime ambiental

 De 15 de novembro de 2020 até 15 de março deste ano, a pesca de algumas espécies de peixe fica proibida. Isso porque é período de defeso nos rios amazônicos, a fim de possibilitar a reprodução e manutenção dessas espécies aquáticas.

 No caso do pirarucu, a pesca é proibida durante todo o ano, como forma de proteção ambiental frente à ameaça de extinção. A pesca dessa espécie é autorizada pelo Ibama apenas em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de habitantes. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.