Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Argos para investigar desvios de dinheiro público em contratos de cerca de R$ 10 milhões em Pacaraima (RR)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Polícia Federal inicia Operação Argos para investigar desvios de dinheiro público em contratos de cerca de R$ 10 milhões em Pacaraima (RR)


 A Polícia Federal iniciou, na manhã de hoje (23/2), a Operação Argos* com o objetivo de investigar fraudes e desvios em contratações de, aproximadamente, 10 milhões de reais da Prefeitura de Pacaraima (RR), inclusive de recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19.

 Mais de 100 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. Os mandados são cumpridos em Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.

As investigações apontam para irregularidades em mais de 20 licitações do município nos anos de 2019 e 2020, bem como indícios de superfaturamentos e a utilização de máquinas e servidores da prefeitura por empresa para prestação de serviços para o qual teria sido contratada.

Dentre os prováveis desvios, o inquérito policial indica que recursos destinados ao custeio de ações e serviços decorrentes do coronavírus teriam sido desviados para pagamentos a uma rede de postos de combustível de Boa Vista. O posto também teria recebido verbas federais destinadas à educação (Fundeb) e de ações sociais voltadas ao desenvolvimento de crianças (Criança Feliz).

Ainda conforme o inquérito, o esquema seria articulado pelo próprio prefeito de Pacaraima, o qual interviria diretamente nas compras, inclusive substituindo funções de outros servidores dentro dos processos licitatórios.

As investigações contaram com o apoio do Ministério Público Estadual de Roraima.

* O nome da operação faz referência ao gigante da mitologia grega que tudo via.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.