Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a Operação Papel em Branco e desarticula esquema de emissão de laudos fraudulentos em Minas Gerais

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Polícia Federal inicia a Operação Papel em Branco e desarticula esquema de emissão de laudos fraudulentos em Minas Gerais


 A Polícia Federal iniciou na manhã de hoje (26/2), nas cidades mineiras de Ipatinga e Governador Valadares, a Operação Papel em Branco, em continuidade a investigações que apuraram a prática de crimes de falsidade ideológica na elaboração de laudos psicológicos para aquisição, porte, renovação e registro de arma de fogo, bem como para atuação como vigilante.

Policiais federais deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e quatro mandados de suspensão de atividade econômica (três em Ipatinga e um em Governador Valadares).

O inquérito foi instaurado em 2019, após uma psicóloga ter sido presa, em flagrante, pela PM-MG em Ipatinga (MG). A prisão se deu devido à emissão de um laudo ideologicamente falso para um cidadão que desejava adquirir arma de fogo.

A psicóloga, que aplicou o teste, havia sido descredenciada pela Polícia Federal em fevereiro de 2019, mas continuou a aplicar testes utilizando folhas em branco assinadas por outra psicóloga que passou a atender no mesmo local.

Foram apurados, durante as investigações, a emissão de cerca de 75 laudos ideologicamente falsos, emitidos após a aplicação de testes pela psicóloga já descredenciada. Esses laudos foram impressos em folhas previamente assinadas por outra psicóloga, então credenciada, mas que não estava presente por ocasião da aplicação dos testes e emissão dos falsos laudos.

Além das duas psicólogas, a Polícia Federal também investiga a responsável pela empresa para quem as psicólogas trabalhavam. As três são investigadas pela emissão de laudos ideologicamente falsos e pelo crime de associação criminosa, estando sujeitas, se condenadas, a penas que variam de 2 a 10 anos de reclusão e multa.

Foi cumprida busca na sede da empresa, expedidas ordens de suspensão de atividade contra as duas psicólogas, a empresária e seu grupo empresarial.  As profissionais também foram proibidas de realizar atividade de avaliação de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo.

 Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde, a Polícia Federal prossegue com seu trabalho.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.