Na data de ontem (3/2), a Polícia Federal iniciou a Operação Pronta Emergência, que investiga irregularidades em contratos públicos, celebrados pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ), por meio de Dispensa de Licitação. Os recursos públicos federais, sob suspeitas de irregularidades em contratações diretas emergenciais por Dispensa de Licitação, somam mais de R$ 6 milhões.
A ação dessa quarta-feira contou com a participação de 35 policiais federais, que cumpriram dez mandados de busca e apreensão, nas cidades do Rio de Janeiro (capital), Duque de Caxias e Rio Bonito. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.
Quanto às suspeitas com o direcionamento das dispensas de licitação do Ipub/UFRJ foram destacados no relatório de auditoria realizado pela própria Universidade: (a) incoerência entre preços demonstrados em propostas; (b) ausência de mapa comparativo das propostas; (c) propostas semelhantes, apresentando o mesmo visual, carimbos e logotipos; (d) conexão entre empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, “e-mail”, telefone, CNPJ.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.