Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Cara Grande desativa casas de câmbio que atuavam clandestinamente

quinta-feira, 4 de março de 2021

Operação Cara Grande desativa casas de câmbio que atuavam clandestinamente


 A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, iniciou, nesta quinta-feira (4/3), a Operação Cara Grande com objetivo de desativar três casas de câmbio que atuavam clandestinamente na compra e venda de moeda estrangeira e na remessa de valores para o exterior.

A operação contou com a participação de 22 policiais federais que cumpriram seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Vila Velha (ES), em endereços residenciais e comerciais de proprietários e funcionários das empresas investigadas, em que foram apreendidos diversos documentos, equipamentos de mídia, além de quantia de dinheiro em espécie.

Entenda o caso

A Operação Cara Grande teve início com o recebimento de informação anônima relatando a atuação ilegal de empresários no comércio de moedas estrangeiras.

Diligências preliminares confirmaram os fatos narrados na informação e mostraram que um dos empresários que vinha atuando, ilegalmente, já fora investigado pela prática dos mesmos crimes na Operação Paralelo, iniciada pela PF em 2018.

Com o avanço das investigações foram identificadas três empresas que atuavam no mercado de câmbio de forma clandestina, ou seja, sem a autorização do Banco Central do Brasil.

Essas empresas compravam e vendiam moeda estrangeira em espécie e, também, realizavam remessas de valores para o exterior na modalidade conhecida como dólar-cabo. Nesse tipo de operação, o interessado em fazer um pagamento no exterior entrega o valor correspondente em reais para o doleiro no Brasil que, por sua vez, utiliza uma conta própria ou de terceiros no exterior para efetuar o pagamento solicitado pelo cliente.

Após o início da pandemia do coronavírus, essas empresas deixaram de atender os clientes em seus endereços comerciais, porém não cessaram com as atividades ilegais no mercado de câmbio.

A operação policial recebeu o nome Cara Grande, porque esse é um termo muito comum entre os doleiros quando negociam a compra de dólares em espécie. A nota de cem dólares nova tem uma imagem maior do presidente Benjamin Franklin, por isso é chamada de cara grande ou caruda, em oposição às notas antigas impressas antes de 1996, chamadas de cara pequena. A alteração da imagem impressa nas cédulas foi uma das diversas reformulações promovidas pelo Banco Central dos Estados Unidos para dificultar a produção de notas falsas.

Ao comprar moeda estrangeira no mercado paralelo, com doleiros em vezde instituições autorizadas, há o risco de adquirir notas falsas. Além disso, a compra e venda no mercado negro contribui para fomentar a movimentação de recursos ligados a diversos tipos de atividades criminosas, como os tráficos de drogas, armas e animais silvestres, a corrupção, a sonegação e a lavagem de dinheiro. Todas essas atividades se utilizam dos serviços de doleiros para transferir recursos entre países sem chamar a atenção das autoridades policiais.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro e pelos seguintes crimes previstos na Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional: operar instituição financeira sem autorização e efetuar operação de câmbio não autorizada com o fim de promover evasão de divisas do país.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.