Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal realiza operação para investigar organização criminosa suspeita de corrupção no Tocantins

quarta-feira, 3 de março de 2021

Polícia Federal realiza operação para investigar organização criminosa suspeita de corrupção no Tocantins


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (3/3), a Operação Esopo 267, visando desarticular organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e a execução de contratos relacionados à construção do prédio anexo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Aproximadamente, 70 policiais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, além de outras medidas de interesse da investigação, nas cidades de Palmas (TO) e Goiânia (GO).

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União constataram, além dos indícios de fraude à licitação e de desvios na execução dos contratos, diversos outros elementos que apontam para o cometimento dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, além da constituição de organização criminosa por servidores públicos e empresários do ramo da construção civil.

Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal.

Os contratos investigados somam mais de R$ 25 milhões. A partir das movimentações financeiras suspeitas, laudos periciais e informações de campo, estima-se um prejuízo aos cofres púbicos da União superior a R$ 4 milhões.

A operação Esopo 267 faz referência a uma das versões da fábula do lobo em pele de cordeiro, em virtude de que os ilícitos investigados estariam associados ao próprio órgão responsável por evitá-los.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da covid-19, foi adotada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, além do estabelecimento de rotinas de desinfecção e para redução da exposição, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus parentes. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.