A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (10/5), a Operação Ludibrio, fase ostensiva de investigação instaurada para apurar estelionato e fraude na concessão e saque de benefícios emergenciais de residentes no município de Buriti dos Lopes (PI). Aproximadamente, 15 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Parnaíba.
Além da cobrança extorsiva por suposto serviço prestado, consta que pessoas do núcleo familiar próximo a agente político do município de Buriti dos Lopes (PI) teriam recebido o Auxílio Emergencial, mesmo não atendendo aos critérios de concessão. Pesquisa no Cadastro do governo federal confirma tais suspeitas.
Os investigados atuam mediante retenção de documentos dos beneficiários, até a efetiva apropriação de cota significativa do benefício sacado, sob a justificativa de cobrir despesas administrativas.
Os investigados poderão responder pelo crime de estelionato majorado (Art. 171., parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro). As investigações continuam para identificar outros beneficiários do ilícito.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.