Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula grupo criminoso especializado em furtos contra agências dos Correios

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Polícia Federal desarticula grupo criminoso especializado em furtos contra agências dos Correios


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (5/5), a Operação Siafu com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em cometer crimes de furtos contra agências dos Correios nos Estados do Tocantins e do Pará.

Aproximadamente, 25 policiais federais dão cumprimento a 3 mandados de prisão preventiva, a três mandados de prisão temporária e a cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Palmas (TO), Juarina (TO), Colinas do Tocantins (TO), Conceição do Araguaia (PA) e Curianópolis (PA), todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas (TO).

As investigações apontaram que os investigados foram responsáveis por cometer crimes de furtos contra as agências dos Correios dos municípios de Guaraí/TO (que aconteceu entre os dias 22 e 24/9/2018), Presidente Kennedy/TO (realizado em 7/7/2019), Curionópolis (PA) (que aconteceu em 19/3/2018), Cumaru do Norte (PA) (realizado em 19/8/2018) e Cametá (PA) (que aconteceu em 2/12/2018).

De acordo com o que foi apurado no inquérito policial,  os casos mencionados foram cometidos nas mesmas circunstâncias: durante o repouso noturno; com rompimento ou destruição de obstáculos à subtração de pertences e dinheiro da empresa pública federal; como também, foram cometidos mediante o concurso de duas ou mais pessoas.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de furto noturno qualificado e associação criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 10 anos de reclusão.

Destaca-se que, em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

* O nome da operação faz referência a formigas nômades, que é justamente a principal característica do grupo criminoso, visto que seus integrantes optavam por cometer os delitos contra agências dos Correios de diferentes municípios, sem terem qualquer tipo de relação ou vínculos com estes. Dessa forma, o grupo pretendia diminuir o risco de serem identificados e dificultar o trabalho de apuração dos delitos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.