A Polícia Federal iniciou, a partir dessa segunda-feira (24/5), a Operação Crepitus, que visa colocar em prática plano de ação a ser executado na Terra Indígena Karipuna, no intuito de prevenir e reprimir a entrada de invasores na TI.
A ação é realizada em conjunto com o Exército Brasileiro, Funai, Ibama, Força Nacional e PRF, e tem por objetivo proceder com a destruição de pontes clandestinas identificadas na região, bem como maquinários e outros objetos que estejam sendo utilizados para a prática de ilícitos, além de fiscalizar a presença de pessoas não autorizadas na região e eventuais crimes praticados, com a lavratura dos respectivos flagrantes.
De acordo com levantamentos realizados, há, no entorno da terra indígena, diversas pontes clandestinas que foram construídas por invasores, que buscam ocupar e desmatar a TI.
Ao longo dos últimos anos, foram realizadas diversas operações pela Polícia Federal na região, que buscou desarticular grupos criminosos organizados que atuavam na localidade, a exemplo da Operação SOS Karipuna e a Operação Kawyra, o que reduziu consideravelmente a prática de crimes na TI Karipuna.
O nome da operação, Crepitus (que significa explosão em latim), faz referência à atuação que será realizada ao longo desta semana, no intuito de destruir e/ou inutilizar pontes e outros objetos utilizados para a prática de crimes, com o uso de explosivos.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.