Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende envolvido em fraudes contra o Auxílio Emergencial no Espírito Santo

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Polícia Federal prende envolvido em fraudes contra o Auxílio Emergencial no Espírito Santo


 A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil, iniciou, nesta manhã (26/5), a Operação Mendacium no Espírito Santo. A operação contou com participação de cinco policiais federais e dois auditores da Receita e teve por fim o combate às fraudes ao benefício do Auxílio Emergencial, falsidade ideológica, além da lavagem de dinheiro.

 A operação ocorreu no município de Guarapari (ES), com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão, além da determinação judicial de bloqueio de bens do investigado, tendo sido apreendido, no local da busca, equipamentos de mídia em geral e documento falso.

 Entenda o caso

A operação apura o cometimento de crimes de falsidade ideológica, estelionato contra a União e lavagem de capitais, decorrentes do recebimento indevido do auxílio emergencial do governo federal, em razão da pandemia associada à covid-19. De acordo com o que foi apurado, o investigado praticou fraude utilizando, ao menos, seis nomes diferentes, por meio do uso de documentos, como diversos CPFs falsos para receber esses auxílios.

As investigações prosseguem com a elaboração do Laudo pericial e análise dos equipamentos de mídia, a fim de verificar a participação de outros envolvidos.

O nome da operação

 “Mentira” vem do latim “mentiri”, “enganar, dizer falsidade”, de “menda”, “falha, defeito”. Os estudiosos se referem à palavra *mentionica, do latim tardio do século XI, que, por sua vez, teria vindo do baixo latim “mentire”, remetendo ao latim clássico “mendacium”, termo ligado à palavra”....

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.