Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Malinois no Acre e Rio Grande do Norte em combate à organização criminosa especializada em tráfico de drogas.

sábado, 26 de junho de 2021

Polícia Federal inicia Operação Malinois no Acre e Rio Grande do Norte em combate à organização criminosa especializada em tráfico de drogas.


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (25/6), a Operação Malinois nos Estados do Acre e do Rio Grande do Norte. O objetivo da ação é combater organização criminosa envolvida em esquema de tráfico de drogas. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara de combate a Organizações Criminosas de Rio Branco (AC).

A investigação teve início em dezembro de 2020, após os cães da Polícia Federal indicarem a presença de substância entorpecente em uma encomenda enviada pelo modal postal. A partir dessa apreensão, policiais federais intensificaram as investigações, a fim de identificar o maior número possível de envolvidos que se utilizam, não só dos Correios, mas também de outras empresas de transporte para despacharem encomendas recheadas de drogas. 

Com o avanço da investigação, foi possível detectar o modo de atuação da organização criminosa, por exemplo, a remessa de caixas de som, utensílios domésticos, brinquedos, e outros contendo drogas em seu interior. Com o apoio do Setor de Segurança dos Correios e da Receita Federal do Brasil, foi possível apreender 270kg de entorpecente, entre eles, cocaína, maconha, ecstasy e MDMA.

A organização criminosa investigada atuava nos Estados do Acre e no Rio Grande do Norte e, mesmo em um ano marcado pela pandemia (2020), a Orcrim movimentou mais de 2 milhões de reais  em contas de laranjas.

Os investigados responderão por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, por integrar organização criminosa e, por fim, por lavagem de capitais.

* A operação leva o nome de Malinois em alusão à raça dos cães da Polícia Federal, que foram utilizados para a localização das drogas escondidas nas encomendas. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.