Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Evolutio – segunda fase da Operação Black Flag

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia Operação Evolutio – segunda fase da Operação Black Flag


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (19/8), a Operação Evolutio – segunda fase da Operação Black Flag, com o objetivo de esclarecer os crimes financeiros praticados pela organização criminosa identificada na primeira fase, bem como as circunstâncias em que se deram estes crimes em detrimento da Desenvolve SP.

Após a realização da primeira fase, em maio deste ano, e a partir da análise dos documentos apreendidos, a Policia Federal e a Receita Federal identificaram a participação direta de uma empresa de fachada na obtenção de financiamentos milionários para suposta aquisição de maquinário pela empresa controlada pelos integrantes da organização criminosa.

As investigações detectaram que os envolvidos obtiveram cinco linhas de crédito, que totalizaram R$ 19 milhões na referida agência de fomento, valendo-se de títulos de crédito falsos, além de simularem a compra de equipamentos que nunca foram entregues.

Na data de hoje, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba e um mandado de prisão.

O nome da operação vem do latim e significa evolução, uma referência aos desdobramentos da Operação Black Flag e uma referência à agência de fomento alvo da organização criminosa.

Os crimes em apuração nesta fase são fraude na obtenção de financiamento, estelionato e ocultação de bens, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 21 anos.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.