A Força Tarefa de Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, iniciou, nessa quarta-feira (1º/9), a Operação Juruá, em continuidade às ações operacionais direcionadas contra organizações criminosas atuantes no narcotráfico e crimes violentos que atuavam dentro e fora do sistema prisional do Estado do Acre.
Investigações
A ação é decorrente de uma investigação que teve início no fim de 2020, oportunidade em que policiais da Força Tarefa cumpriram diversos mandados de busca e apreensão em residências de integrantes vinculados à organização criminosa investigada na cidade de Cruzeiro do Sul.
Com base em novos elementos de prova colhidos durante a investigação, outros integrantes da mesma organização criminosa foram identificados e, ontem, foram alvo de uma nova operação.
Diligências
A operação contou com 50 policiais federais e civis, que cumpriram 34 ordens judiciais expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo 12 de busca e apreensão domiciliar e 22 de prisão preventiva.
Todos os mandados foram cumpridos no município de Cruzeiro do Sul. Os investigados exerciam relevantes funções na facção sendo considerados lideranças regionais. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas drogas e dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes.
Crimes investigados
A maioria dos indivíduos presos já respondia por delitos graves, como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agora, serão indiciados pelo crime de integrar organização criminosa (Artigo 2º, da Lei 12.850/2013), cuja pena varia de 3 a 8 anos de prisão.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.