Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate esquema de venda e desmatamento ilegais de terras da União no Acre

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Polícia Federal combate esquema de venda e desmatamento ilegais de terras da União no Acre


 A Polícia Federal iniciou, hoje (7/10), a Operação Tayassu para investigar organização criminosa estruturada para invadir, adquirir, desmatar e vender, ilicitamente, terras de domínio público federal, localizadas na região sul do Estado do Amazonas. A investigação apurou que o grupo criminoso desmatou, aproximadamente, 1.600 hectares de terras da União, o que equivale a, aproximadamente, 16 milhões de m².

 Mais de 100 policiais federais deram cumprimento, com apoio do Ibama, a diversas medidas judiciais, como prisões preventivas. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco (AC), Senador Guiomard (AC), Acrelândia (AC), Boca do Acre (AM), Lábrea (AM) e Pauini (AM).

 De acordo com as investigações, o grupo criminoso contava com a participação de empresários de Rio Branco (AC), além de servidor público do Incra, que atuava no sentido de “esquentar” a documentação das áreas.  Além disso, foi identificada a participação de um ex parlamentar do Estado do Acre, que teria adquirido parte das áreas griladas para criação de gado.

 A Justiça Federal do Amazonas autorizou o bloqueio/sequestro de bens e valores da organização criminosa até o valor de R$ 28 milhões. Trata-se do custo estimado pelo laudo pericial da Polícia Federal como o valor do dano ambiental causado. 

 * O nome da operação faz referência ao principal núcleo do consórcio criminoso, que é composto por indivíduos atuantes na região sul do Estado do Amazonas. A alcunha lhes foi atribuída em razão de sempre andarem em bando e, também, pela agressividade em suas empreitadas de desmate. Dessa maneira, a nomenclatura TAYASSU é uma alusão direta ao nome científico do mamífero conhecido popularmente como “Queixada”.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.