Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga grupo responsável pelo furto de navio cargueiro

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Polícia Federal investiga grupo responsável pelo furto de navio cargueiro


 A Polícia Federal iniciou, hoje (7/10), a Operação Bucaneiro com o fim de investigar grupo criminoso responsável pelo furto de navio cargueiro utilizado por contrabandistas. Ele fora apreendido em agosto de 2020, no município de Cajueiro da Praia (PI), com carga de cigarros de origem estrangeira.  Desde a apreensão, o barco estava sob responsabilidade da Marinha do Brasil e permanecia ancorado no Porto do Trapiche, em Luís Correia (PI).

A operação mobilizou 40 policiais federais para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Luís Correia (PI), Tutoia (MA), Abaetetuba (PA) e Belém (PA).

Segundo as investigações, contrabandistas do município de Abaetetuba (PA) se deslocaram ao litoral piauiense em dezembro de 2020, com o propósito de executar a empreitada criminosa. Associados com barqueiros de Luís Correia (PI), na madrugada do dia 24 de dezembro passado, os investigados entraram, furtivamente, no Porto do Trapiche, retiraram cordas e âncoras e consumaram a subtração do bem. Posteriormente, seguiram rota marítima de fuga rumo ao Estado do Pará. O barco foi abandonado no município de Tutoia (MA).

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado (Art. 288. e Art. 155., §§ 1º e 4º, inciso II, do Código Penal).

* O nome Bucaneiro remete à atuação de piratas.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.