Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação da Polícia Federal combate organização criminosa que rouba e revende cargas de cigarros contrabandeados

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Operação da Polícia Federal combate organização criminosa que rouba e revende cargas de cigarros contrabandeados


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quinta-feira (11/11), a fase ostensiva da Operação Barba Negra, objetivando desarticular organização criminosa que atua roubando cargas de cigarros contrabandeados e revendendo-as no mercado potiguar.

Aproximadamente, 25 policiais federais e uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte cumpriram três mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão, além de três mandados cautelares diversas da prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal (RN), nas cidades de Natal (RN) e João Pessoa (PB).

A investigação, que contou com o apoio da Força-Tarefa do Ministério da Justiça (FT Nudem – Seopi), sediada na Delegacia da PF em Mossoró (RN), teve início por ocasião da prisão de um policial penal do Estado do Ceará em 5/7/2020, na cidade de Assu (RN), ocasião em que o homem foi flagrado roubando oito caixas de cigarros contrabandeados da residência de um comerciante local.

No curso da investigação, verificou-se que o agente penal acusado se dedicava intensamente ao comércio de cigarros contrabandeados, além de outros ilícitos graves, como roubos de entorpecentes e armas.

A organização criminosa contava ainda com o apoio de um sargento da Polícia Militar do RN, um ex-funcionário da Prefeitura de Parnamirim (RN), um comerciante do Bairro do Alecrim e de outros acusados, alguns inclusive, com passagens anteriores pelo sistema penitenciário.

O nome da operação faz alusão ao “modus operandi” da Orcrim, que atuava como verdadeiros piratas, roubando cargas de cigarros contrabandeados, além de armas e entorpecentes de outros criminosos.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.