Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal cumpre medida judicial visando combater fraudes ao INSS

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Polícia Federal cumpre medida judicial visando combater fraudes ao INSS


 A Polícia Federal, em ação conjunta com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint) do Ministério do Trabalho e da Previdência, iniciou, hoje (16/12), a segunda fase da Operação Heterônimo, visando combater fraudes ao INSS.

A ação é continuidade das investigações que levaram às prisões, em junho deste ano, de duas pessoas em flagrante, no interior de uma agência bancária dessa capital, ocasião em que se impediu o saque de cerca de R$ 30 mil referente a um benefício do INSS fraudulento.

As investigações demonstram que os fraudadores têm por “modus operandi” a criação de segurados fictícios, mediante documentação falsa, e posteriormente arregimentação de idosos para funcionarem como dublês, a fim de obter vantagens indevidas no INSS/Bancos.

O alvo desta fase da operação é um(a) funcionário(a) da Prefeitura de Acajutiba (BA), que estaria relacionado(a) com as fraudes.

Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa (Art. 288., do CPB), estelionato previdenciário (Art. 171., § 3º, do CPB), falsificação de documento público (Art. 297., do CPB), uso de documento falso (Art. 304., do CPB), com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.