Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apura fraudes em procedimentos licitatórios de compra de itens alimentícios em São Paulo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Polícia Federal apura fraudes em procedimentos licitatórios de compra de itens alimentícios em São Paulo


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (7/2), a Operação Deméter – Fase 2 com a finalidade de aprofundar investigação que apura fraudes em procedimentos licitatórios, corrupção de servidores públicos e superfaturamento de preços, relativos a Pregões Presenciais para aquisição de frutas, verduras e outros produtos, realizados pelo município de Marília (SP).

Nesta segunda fase, policiais federais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão nos municípios paulistas de Marília/SP (dois mandados) e Registro/SP (um mandado). 

A primeira fase da operação foi realizada em 28/5/2021, quando foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios. Esta fase teve início a partir de informação de inclusão indevida de cláusula abusiva, no transcurso de Pregão Presencial, a qual, em tese, restringiu a participação de interessados na licitação, mediante a exigência de visita técnica obrigatória aos locais de entrega dos produtos, o que seria vedado por se tratar de concorrência de baixa complexidade.

Segundo o apurado no inquérito policial, a inclusão de referida cláusula, ao restringir a competição, pode ter provocado o superfaturamento dos preços dos itens licitados, além de possível pagamento de valores a servidores públicos municipais no transcurso do contrato firmado.

Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes previstos nos artigos 90 e 96, I e V, da Lei nº 8.666/90 e artigos 317 e 333, do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.

* O nome da operação foi inspirado na mitologia grega, pois DEMÉTER é considerada a deusa da agricultura, possuindo autoridade divina e controle absoluto sobre as plantas e a colheita.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.