Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Lavanderia investiga crimes de lavagem de dinheiro praticados por empresários no Estado do Tocantins

terça-feira, 22 de março de 2022

Operação Lavanderia investiga crimes de lavagem de dinheiro praticados por empresários no Estado do Tocantins


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (22/3), a Operação Lavanderia com o objetivo de apurar possíveis crimes de lavagem de dinheiro praticados por empresários residentes no Estado do Tocantins, que estariam enviando e recebendo vultuosos recursos de empresa aparentemente de fachada, localizada no Estado de São Paulo.

Cerca de 70 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas (TO), Porto Nacional (TO), São Paulo (SP), Santo André (SP) e Barueri (SP), todos expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins.

As investigações apontaram que os empresários investigados estariam realizando transações financeiras e imobiliárias com a referida empresa, diretamente ou por meio de interpostas pessoas. Alguns dos investigados já foram citados em outras ações da Polícia Federal, como nas operações Ápia, Carta Marcada e Naum.

Segundo o que já foi apurado, os empresários relacionados nas investigações atuariam na área de eventos no Estado do Tocantins e já firmaram diversos contratos com o Estado e municípios, cuja soma das contratações ultrapassa R$ 45 milhões.

A investigação também busca aprofundar e esclarecer uma possível lavagem de recursos oriundos do Igeprev/TO. A mesma empresa de São Paulo que transacionava com empresários do Tocantins recebeu quase R$ 2 milhões de empresa destinatária de recursos do Igeprev/TO, no ano de 2014.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão, além da perda de bens e valores suficientes para a reparação do dano decorrente da infração penal.

O nome Lavanderia remete ao crime de lavagem de dinheiro, cerne da investigação.

A operação tem como objetivo coibir a continuidade das supostas ações criminosas e colher elementos probatórios suficientes para a comprovação dos fatos, possível prisão dos envolvidos e recuperação dos recursos.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.