Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Decipit para fraudes no auxílio emergencial

segunda-feira, 21 de março de 2022

Polícia Federal inicia Operação Decipit para fraudes no auxílio emergencial


 Nesta segunda-feira (21/3), a Policia Federal iniciou a Operação Decipit com o objetivo de reprimir a ação de uma organização criminosa especializada em fraudes no auxílio emergencial.

Na ação de hoje, cerca de 60 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos municípios de Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro, Barueri (SP) e Carapicuíba (SP). O principal alvo da operação – líder da organização criminosa – foi preso, em flagrante, por falsificação de documento no Bairro de Santíssimo, no Rio de Janeiro.

As investigações apontam que a quadrilha utilizava listas de pessoas - publicadas nos “sites” dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – que não votaram nas últimas três eleições, e, com esses dados, captavam dados em “sites” privados de banco de dados e faziam o cadastro no portal gov.br (“site” de serviços para o cidadão do governo federal). Após a realização do cadastro, os criminosos faziam o requerimento indevido do benefício pelo aplicativo Caixa Tem.

A organização criminosa realizava diversas fraudes para dar aparência de verdadeiro ao cadastro, dentre elas, o cadastramento de “chips” de telefonia no nome dos beneficiários e produção de documentos falsos. Estima-se que mais de R$ 1 milhão possam ter sido recebidos indevidamente pela organização.

O líder da quadrilha é conhecido como um dos maiores falsificadores de documentos do país e já havia sido preso, em 2016, pela Polícia Civil do Paraná pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos. Em novembro de 2020, voltou a ser preso em virtude das atuais investigações, mas, por decisão da Justiça, a medida foi substituída por uso de tornozeleira eletrônica, porém, as apurações indicam que mesmo com o líder nessa condição, a quadrilha continua atuando e recebendo indevidamente benefícios de auxílio emergencial.

Além do líder da organização, ao menos mais cinco outras pessoas são investigadas e podem responder pelos crimes de estelionato qualificado pela fraude eletrônica, falsificação de documento público e organização criminosa, penas que, somados, podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.

O nome da operação, Decipit, em latim, significa enganador.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.