Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Ato Reflexo combate crimes ambientais e crimes contra a administração pública

segunda-feira, 21 de março de 2022

Operação Ato Reflexo combate crimes ambientais e crimes contra a administração pública


 A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, iniciou, no fim da tarde desse domingo (20/3), a Operação Ato Reflexo para desarticular uma associação criminosa para cometimento de crimes ambientais e crimes contra a administração pública com um servidor da Funai, uma liderança indígena e garimpeiros ilegais.

Foram cumpridos mandados de prisão, expedidos pela Vara Cível e Criminal de Juína (MT), em desfavor da liderança indígena e do servidor da Funai.  O proprietário de máquinas, a quem foi transmitida a informação de que haveria operação policial dirigida aos garimpos, até o momento se encontra foragido.

Durante ações de fiscalização em uma terra indígena localizada entre os municípios de Juína (MT) e Aripuanã (MT), foram apreendidos dois celulares. Após a análise dos aparelhos, foi constatado que um servidor da Funai, trabalhava como agente duplo, utilizando sua função pública para repassar, previamente, informações a alguns garimpeiros sobre a realização de operações contra crimes ambientais realizadas por policiais federais e o Ibama, e cobrando para dar tal informação. Também foi confirmada a participação de uma liderança indígena que recebia 20% do ouro extraído da terra indígena.

As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.