Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Mãe-Terra combate importação e venda ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Operação Mãe-Terra combate importação e venda ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (12/5), a Operação Mãe-Terra com objetivo de apurar a prática do crime de importação e venda ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira. Quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop (MT), foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais localizados nos municípios de Sorriso (MT) e Lucas do Rio Verde (MT).

As investigações iniciaram-se a partir de informações que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso (MT) e região.

Em fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados. 

A Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de vender fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões, dos quais grande parte sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.

O próximo passo da Polícia Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56, da Lei 9.605/98, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, e multa, e Art. 15., da Lei 7.802/89, com pena de 2 a 4 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.