A Polícia Federal, nesta terça-feira (31/5), desencadeou a fase ostensiva da Operação Usurpador 3, dando cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Limeira (SP), em desfavor de grupo de indivíduos envolvidos em fraudes relacionadas à concessão de benefícios do Auxílio Emergencial Covid-19.
A investigação teve início a partir de trabalho de análise na Base Nacional de Fraudes em Auxílio Emergencial (BNFAE), mediante confrontos e cruzamentos de dados em diversas fontes e sistemas de investigação, quando, então, foi caracterizado o envolvimento dos investigados, todos residente e atuando a partir da cidade de Limeira (SP).
As diversas vítimas, na sua quase totalidade, são pessoas simples e de poucos recursos, residentes em diversas localidades do país, que tiveram seus nomes e dados pessoais utilizados de forma indevida, por exemplo, mediante a concessão de benefícios via aplicativo Caixa TEM. Até o presente momento, já se logrou comprovar a fraude contra mais de 20 vítimas, porém o número exato só será conhecido depois da análise exauriente de todo o material.
No cumprimento dos mandados, foram arrecadadas maquinetas de pagamento, celulares e HDs, itens que seguirão para extração de dados e análise, objetivando o aprofundamento das investigações e verificação de possíveis outros envolvidos.
Os investigados respondem pelo crime de estelionato agravado, cuja pena máxima pode chegar até seis anos e meio de reclusão.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.