Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Zoomers investiga fraudes no recebimento de auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo governo federal

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Operação Zoomers investiga fraudes no recebimento de auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo governo federal


 Na manhã desta quarta-feira (1º/6), a Polícia Federal iniciou a Operação Zoomers, visando desarticular associação criminosa, especializada em cometer crimes de fraudes no recebimento de auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo governo federal e pagos por meio da Caixa Econômica Federal.

Na ação de hoje, cerca de 30 policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ). Todos os alvos foram localizados no município de Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense.

As investigações tiveram início em 2021, após o setor de segurança da Caixa Econômica Federal noticiar que dois indivíduos teriam realizado consultas de cerca de 60 CPFs de beneficiários do auxílio emergencial. A partir daí, foram realizadas diversas análises e cruzamento de dados da Base Nacional de Fraudes em Auxílio Emergencial (BNFAE), quando, então, foi caracterizado o envolvimento dos investigados.

As apurações revelaram que os alvos, após obterem os dados das vítimas (beneficiárias de auxílio emergencial), subtraíam os valores das suas contas ou negociavam a venda desses dados nas redes sociais para que outras pessoas, mal-intencionadas, também pudessem praticar os delitos.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, sem prejuízo de eventuais outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações.

O nome da operação – Zoomers – faz referência à faixa etária dos alvos, todos em torno de 20 anos. A Geração Z ou Zoomers é definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.