Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga fraudes em licitações no interior de São Paulo

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Polícia Federal investiga fraudes em licitações no interior de São Paulo


 A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quarta-feira (1º/6), a Operação Gold Sneaker, visando a cumprir 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Marília. A finalidade é o aprofundamento das investigações referentes a supostas fraudes em procedimentos licitatórios e superfaturamento de preços, para aquisição de tênis escolares destinados aos alunos da rede de ensino do município.

Elementos colhidos até o momento apontaram que a fraude teria acontecido em pregão presencial realizado pela prefeitura daquela cidade, mediante a inclusão de cláusula restritiva à participação de licitantes, consistente na exigência de apresentação de laudos técnicos comprobatórios da qualidade dos produtos fornecidos, porém em prazo exíguo, bem como suposto conluio entre as empresas participantes, buscando elevar os preços dos produtos licitados, que foram arrematados por R$ 2,22 milhões.

Em decorrência, estimou-se o possível superfaturamento de preços de R$ 1,02 milhão, o que enseja a necessidade de aprofundamento das investigações sobre eventual pagamento de propina a servidores públicos municipais.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Marília/SP (6), São Paulo/SP (2), Sapiranga/RS (4), Canela/RS (1), Navegantes/SC (1) e Maringá/PR (1).  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.