Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crimes ambientais na Baixada Fluminense

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Polícia Federal combate crimes ambientais na Baixada Fluminense


 Na manhã desta quarta-feira (15/6), a Polícia Federal iniciou a Operação Minerais com objetivo de desarticular associação criminosa formada por agentes públicos que davam suporte e proteção à atividade exploratória irregular de areal em Duque de Caxias (RJ).

Na ação, os policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ), em endereços localizados nos municípios fluminenses de Belford Roxo e Duque de Caxias.

As investigações tiveram início após a prisão, em flagrante, do administrador do areal, do transportador da areia extraída e de “olheiro” que vigiava e avisava da aproximação policial.  Essas prisões foram realizadas, em março de 2021, por policiais federais em Nova Iguaçu.

Com o avanço do trabalho policial, obteve-se elementos que indicam corrupção policial para tolerar a extração irregular de areia e significativo dano ambiental produzido pela atividade predatória.

Os investigados deverão responder pelos crimes de associação criminosa, usurpação, crime ambiental e corrupção ativa, com penas máximas somadas que ultrapassam 20 anos de reclusão.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.