Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação carga explosiva para reprimir o contrabando de mercadorias do Uruguai

terça-feira, 14 de junho de 2022

Polícia Federal inicia operação carga explosiva para reprimir o contrabando de mercadorias do Uruguai


A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (14/6), a Operação Carga Explosiva para reprimir o contrabando e o descaminho de mercadorias provenientes do Uruguai para venda no Brasil.

Policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão no município de Santana do Livramento (RS) e dois na cidade de São Paulo (SP).

A investigação aponta o envio de mercadorias provenientes do exterior pelo proprietário de um “Free Shop” da cidade de Rivera, no Uruguai, tendo como destino, possivelmente, lojas da região do Brás, em São Paulo.

As diligências iniciaram-se em fevereiro de 2021, após a prisão, em flagrante, do motorista de um caminhão que transportava mercadorias estrangeiras escondidas no veículo sem o devido pagamento de tributos, na BR-158, em Santana do Livramento. O valor estimado dos bens apreendidos foi de, aproximadamente, R$ 500 mil. Na ação, um comparsa que atuava como batedor da carga apreendida também foi preso em flagrante.

Ao longo da investigação, a Polícia Federal identificou a participação de outros envolvidos especializados na internalização irregular de mercadorias no Brasil e a atuação desse grupo no roubo de cargas de contrabando e descaminho de outros grupos criminosos.

A operação foi denominada Carga Explosiva devido à disputa pela mercadoria ilegal entre grupos criminosos que atuam no contrabando e descaminho, inclusive com o roubo da carga irregular.

A ação faz parte da Operação Controle Brasil, articulada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando diversos órgãos no combate aos delitos de contrabando e descaminho de bebidas, fumo e insumos agrícolas.  

(Informações da PF)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.