Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em operação conjunta, Polícia Civil prende grupo criminoso especializado em praticar sequestros em Imperatriz (MA)

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Em operação conjunta, Polícia Civil prende grupo criminoso especializado em praticar sequestros em Imperatriz (MA)


 Uma megaoperação foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, na manhã dessa quarta-feira (9), voltada a desarticulação de grupo criminoso atuante no crime de extorsão mediante sequestro que exigia valores existentes em plataformas de criptomoedas. O alvo da operação foi o município de Imperatriz, onde três pessoas foram presas. Além do Maranhão, a ação policial foi realizada nos Estados do Ceará e Tocantins.

Segundo o Departamento de Combate ao Crime Tecnológico (DCCT/Seic), os presos são integrantes de um grupo responsável pelo sequestro de, pelo menos, duas vítimas no Estado de São Paulo, em maio deste ano. 

Durante o crime, as vítimas foram forçadas a realizar a transferência de mais de dois milhões de reais em bitcoins como condição para a liberação do cativeiro.

As investigações que foram iniciadas pela Polícia Civil de São Paulo e Cybergaeco de Ribeirão Preto (SP) apontaram que os sequestradores tinham prévio conhecimento de que as vítimas mantinham os criptoativos em uma “hardware wallet” (carteira física) e executaram o crime visando justamente à obtenção desses recursos.

Após modernas técnicas de investigação foi possível identificar que, após recebimento do resgate, os criminosos realizavam múltiplas transferências para mais de cento e vinte endereços distintos na própria “blockchain”, na tentativa de ocultar a origem dos valores. A manobra, no entanto, não impediu o rastreamento dos criptoativos e a identificação dos criminosos.

No Maranhão, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos, na ação, equipamentos (mídias e dispositivos eletrônicos) de uma central de criptomoedas e de falsificação de cartões, arma de fogo calibre 9mm, dois veículos Corolla e duas motocicletas. Equipes da DCCT/Seic e da SPCI, por meio da Regional de Imperatriz, e Grupo de Pronto Emprego (GPR) de Imperatriz.

Como resultado da operação policial, foram cumpridos um total de seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Participaram da operação: 50 policiais civis e 12 veículos policiais.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.