Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Três Quintos na Região Metropolitana de Curitiba (PR)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Polícia Federal inicia Operação Três Quintos na Região Metropolitana de Curitiba (PR)


 A Polícia Federal iniciou, na manhã de hoje (8/12), a Operação Três Quintos com o objetivo de apurar a eventual responsabilidade penal pela prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início com a informação de ex-assessores de um vereador de Araucária (PR), levada ao Ministério Público Federal.

Os informantes afirmaram que o vereador teria exigido mais de 60% de suas remunerações como condição para permanecerem trabalhando em seu gabinete, sendo também obrigados a realizar pagamentos e transferências para terceiros ligados ao político.

Paralelamente, informou-se que parte dos valores era utilizada para pagamento de dívidas e compromissos da campanha eleitoral de 2020, o que firma a competência da Justiça Eleitoral para o julgamento do caso.

A investigação apontou que a prestação das contas eleitorais, feitas pelo então candidato a vereador, teriam sido instruídas com contratos e recibos ideologicamente falsos, que valores contratados foram subfaturados e que os pagamentos realizados tratava-se de mera simulação, pois o dinheiro era devolvido ao candidato.

Equipes da PF cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Zona Eleitoral de Curitiba (PR).

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.