Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal cumpre mandados de busca em Macapá, Santana e Mazagão

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Polícia Federal cumpre mandados de busca em Macapá, Santana e Mazagão


 A Polícia Federal, em conjunto com o Gaeco, Canil do Bope e da Guarda Municipal de Macapá e 4º Batalhão da PM, iniciou, na manhã desta quinta-feira (16/2), a Operação Cripta com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão realizados nos municípios de Macapá, Mazagão e Santana, em investigação que apura o tráfico de drogas comandado de dentro da penitenciária.

A investigação se deu em decorrência de uma prisão em flagrante feita pela PF, em conjunto com o Gaeco e a PM, em maio de 2021, quando um casal, morador de uma ilha, próximo à Santana, foi preso por tráfico de drogas, pois mantinha, em sua residência, quase 15kg de cocaína escondidos em tonéis de plástico e enterrados no terreno rural.

Após aprofundamento da investigação, a PF identificou indícios de que o real proprietário das drogas era uma liderança de facção criminosa, operante no Estado, que, atualmente, cumpre pena em regime fechado.

O esquema consistia em aliciamento dos ribeirinhos para guardarem as drogas em seus terrenos rurais, nas proximidades de Macapá, Santana e Mazagão, mediante pagamento de valores.

A droga vem de cidades como Santarém (PA) e do interior do Amazonas em embarcações maiores, onde eram enterradas em tonéis plásticos nos terrenos rurais e, depois, eram levadas em pequenas embarcações para os municípios do Estado.

 A PF identificou, com o Gaeco, fortes indícios da atuação de uma organização criminosa, composta por parentes de uma das lideranças presas no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá, que auxiliavam na logística de aliciamento de ribeirinhos, transporte e fornecimento da droga em “bocas de fumo” na cidade, além de lavagem de dinheiro, com a ocultação de bens adquiridos com o produto do tráfico.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 41 anos de reclusão e pagamento de multa.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.