Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Anajatuba, MP-MA emite Recomendação sobre cobrança de material escolar em escolas municipais

segunda-feira, 6 de março de 2023

Em Anajatuba, MP-MA emite Recomendação sobre cobrança de material escolar em escolas municipais


 A Promotoria de Justiça de Anajatuba encaminhou, na última sexta-feira (3), uma Recomendação ao prefeito e à secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. O documento orienta que os gestores se abstenham de exigir material escolar, de uso individual ou coletivo, de estudantes da rede municipal de ensino.

O Ministério Público do Maranhão tomou conhecimento de que estaria sendo exigido material escolar dos estudantes, inclusive de uso coletivo como papel A4 e folhas de E.V.A., o que é legalmente proibido. Também estariam sendo realizadas campanhas em redes sociais com pedidos de doação de material escolar por várias famílias.

O promotor de Justiça Rodrigo Alves Cantanhede observa, na Recomendação, que 26,9% da população de Anajatuba sobrevive de programas de renda. De acordo com dados do IBGE, de 2010, 58,9% da população teria rendimento nominal “per capita” de até meio salário mínimo.

Além disso, conforme o Portal da Transparência do município, foi realizado um pregão eletrônico para aquisição de material de expediente como lápis, E.V.A., papel A4, régua, tesoura escolar e outros, que também constam da relação de material exigido pelas escolas municipais.

Segundo o promotor de Justiça, o cumprimento da Recomendação tem o objetivo de garantir o acesso isonômico e gratuito à educação.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.