Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Encargos cumpre mandados contra lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista (BA)

quinta-feira, 30 de março de 2023

Operação Encargos cumpre mandados contra lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista (BA)


 A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (29/3), a Operação Encargos. A investigação, que visa apurar a prática de lavagem de dinheiro e condutas correlatas, é um desdobramentos das operações Cui Bono e Tesouro Perdido. Os policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista (BA).

As investigações apontam para a simulação de aluguéis de maquinários agrícolas e para a ocorrência da prática conhecida por “gado de papel”. As duas transações fictícias possuem por finalidade a criação de lastro patrimonial com aparência de licitude em favor dos investigados para que, posteriormente, procedam com a internalização de valores decorrentes de ilícitos penais antecedentes.

A título de exemplo, à época da realização da Operação Tesouro Perdido em 2017, identificou-se uma diferença de cerca de 2.549 bovinos entre a quantidade de animais de fato existentes nas fazendas dos investigados e os dados fornecidos à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A partir das citadas declarações fraudulentas, estimou-se que o valor passível de ocultação/ dissimulação girava em torno de R$ 6,5 milhões.

Os registros de bovinos e a prestação de serviços de aluguel de máquinas agrícolas ficavam a cargo dos responsáveis por uma empresa que, de acordo com informações fornecidas pelo Coaf, entre os anos de 2013 e 2017, teriam movimentado cerca de R$ 15 milhões. Considerando a aparente falta de lastro operacional e patrimonial da citada empresa, há indícios de que os valores tenham sido movimentados em favor de terceiros.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.