Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal captura cidadã paraguaia procurada por tráfico de drogas

sexta-feira, 31 de março de 2023

Polícia Federal captura cidadã paraguaia procurada por tráfico de drogas


 A Polícia Federal prendeu, na manhã dessa quinta-feira (30/3), uma cidadã paraguaia em cumprimento a mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa ligada ao narcotráfico internacional.

De acordo com o mandado, a citada pessoa é proprietária de várias empresas, todas no Paraguai, dedicadas à lavagem de dinheiro, entre elas, agências de viagem.

O pedido de prisão originou-se de investigação da Promotoria de Justiça e Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do país vizinho, após uma ação contra o tráfico de drogas realizada em 2016, na cidade de Pedro Juan Caballero, cidade-irmã de Ponta Porã.  Aquela ação envolvia uma empresa que, dentre outros negócios, fornecia materiais e produtos ao governo paraguaio, bem como, importava e exportava armas e munição.

Em 2013, a referida empresa apareceu no noticiário paraguaio em virtude de transações comerciais impróprias de munição e artefatos de guerra, como granadas e projéteis de armas calibre .50 (capazes de atravessar paredes de concreto e blindagem de carro-forte).

No Brasil, o estabelecimento teria vendido armamento pesado para a maior facção criminosa brasileira.

A paraguaia, que reside no Brasil há 40 anos, dedicava-se à venda de produtos de beleza de porta em porta e em sua casa. Contudo, seu nome figura como proprietária de uma empresa que movimentou valores acima de ₲$ 200 bilhões (guaranis), algo em torno de R$ 143 milhões. E, contra a qual há difusão vermelha pela Interpol. Ela foi presa saindo de sua residência em Ponta Porã (MS) e aguarda ser extraditada para o país vizinho nos próximos dias, logo após os trâmites legais.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.